terça-feira, 20 de outubro de 2009

Apresentação da Liga Acadêmica de Cardiologia Clínica

Fundada em agosto de 2009 como desdobramento das atividades do Grupo de Raciocínio Clínico em Cardiologia, os objetivos da LACC envolvem o desenvolvimento de habilidades na atenção biopsicossocial ao paciente cardiopata, principalmente no que tange à atenção primária à saúde no contexto do Programa de Saúde da Família.

Como estratégia para alcançar esse objetivo utiliza-se o estudo sistemático de aspectos patológicos, semiológicos,  diagnósticos, terapêuticos e do cuidado a esses pacientes. Esses estudos ocorrem em reuniões mensais do Grupo de Raciocínio Clínico em Cardiologia, onde se promove o aprendizado através da discussão de casos publicados em periódicos internacionais ou reais atendidos pelos alunos ou professores, utilizando-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. As reuniões são abertas a todos os alunos interessados.

Os resultados dessas discussões serão posteriormente compartilhados com os demais estudantes e a comunidade em geral através da realização de eventos tanto científicos quanto de divulgação científica para promoção da saúde e prevenção de doenças e complicações. Tais eventos serão sempre divulgados nessa página.

A LACC também pretende promover pesquisas que envolvam o estudo da atenção primária em Cardiologia e Saúde da Família.

A LACC é formada por alunos e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da UNIFENAS-BH, e está aberta à participação também de estudantes de outros cursos da área de saúde e de outras universidades.

Bem vindos ao blog da LACC!

2 comentários:

  1. VCS não vão colocar os slides da primeira apresentação que aquela enfermeira (não me lembro o nome) falou sobre o passo- a -passo da realização do eletro?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Infelizmente ainda não foi possível postarmos a aula da Profa. Daniela Morais, logo resolveremos o problema.

    Agradecemos o interesse!

    Já viu o edital para seleção de novos membros?

    Abraços.

    ResponderExcluir

Comentários